"Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho" Paulo Freire

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Males causados pela água




A Dengue é uma virose transmitida por um tipo de mosquito (Aedes aegypti) que pica apenas durante o dia, ao contrário do mosquito comum (Culex), que pica de noite. A infecção pode ser causada por qualquer um dos quatro tipos (1, 2, 3 e 4) do vírus, que produzem as mesmas manifestações. Em geral, o início é súbito com febre alta, dor de cabeça e muita dor no corpo. É comum a sensação de intenso cansaço, a falta de apetite e, por vezes, náuseas e vômitos. Podem aparecer manchas vermelhas na pele, parecidas com as do sarampo ou da rubéola, e prurido (coceira) no corpo. Pode ocorrer, às vezes, algum tipo de sangramento (em geral no nariz ou nas gengivas). Não é transmitida diretamente de uma pessoa para outra.

A Esquistossomose é também chamada Xistosa, ou doença do caramujo. Ela é provocada por um verme chamado esquistossomo. Os vermes vivem nas veias do intestino e podem provocar diarréia, emagrecimento, dores na barriga, que aumenta muito de volume (barriga-d'água), e problemas em vários órgãos do corpo.

A Hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser provocada por vários tipos de vírus. Os sintomas são parecidos com os da gripe e há também icterícia (coloração amarelada da pele causada pelo depósito de uma substância produzida pelo fígado). A pessoa precisa ficar em repouso e seguir as orientações médicas.

A Leptospirose é uma doença bacteriana, que afeta humanos e animais, causada pela bactéria do gênero Leptospira. É transmitida pela água e alimentos contaminados pela urinas de animais, principalmente o rato. É uma doença muito comum depois de enchentes, pois as pessoas andam sem proteção em águas contaminadas.



terça-feira, 7 de agosto de 2012

Questões de Genética - 3@ Ano


01 – Um casal, em que ambos são polidáctilos, tem uma filha também polidáctila e um filho normal. Qual a probabilidade de o casal vir a ter uma filha normal?

02 – Mariazinha, criança abandonada, foi adotada por um casal.  Um ano mais tarde, Antônio e Joana, dizendo serem seus verdadeiros pais, vêm reclamar a filha.  No intuito de comprovar a veracidade dos fatos, foi exigido um exame do tipo sangüíneo dos supostos pais, bem como de Mariazinha.  Qual o resultado obtido?

03 – No heredograma abaixo os indivíduos marcados são afetados por uma característica genética, quais as probabilidades dos casais 7 X 8 e 9 X 10 terem crianças normais?
 

04 – Em cães, latir ou não latir durante a corrida são características definidas por um par de gene alélicos. O mesmo ocorre para os caracteres orelhas eretas ou orelhas caídas. Latir enquanto corre e possuir orelhas eretas são carcteristicas dominantes, enquanto não latir e possuir orelhas caídas são recessivas.
Considere o cruzamento entre um casal de cães heterozigotos para ambos os pares de alelos.
Nesse caso, qual a probabilidade de que nasçam filhotes que latem enquanto correm e que possuem orelhas caída?

05 – Do casamento de homem normal com mulher normal nasceram: um menino daltônico com sangue tipo A; um menino normal com sangue tipo 0; uma menina normal com sangue tipo B; uma menina normal com sangue tipo 0 e um menino daltônico com sangue tipo AB. Isso leva-nos a concluir que:
a) 0 pai e a mãe possuem o gene para daltonismo; o pai tem sangue tipo A e a mãe sangue tipo B ou vice-versa.
b) A mãe possui o gene para daltonismo, o pai não possui esse gene; o pai tem sangue A e a mãe sangue tipo B ou vice-versa.
c) A mãe possui o gene para daltonismo, o pai não possui esse gene; o pai tem sangue tipo AB e a mãe sangue tipo 0 ou vice-versa.
d) O pai possui o gene para daltonismo, a mãe não possui esse gene; o pai e a mãe têm sangue tipo AB.
e) A mãe possui o gene para daltonismo, o pai não possui esse gene; o pai tem sangue tipo AB e a mãe sangue tipo A ou vice-versa

06 – Qual a probabilidade de haver descendentes heterozigotos nascidos de pais heterozigotos? (valor: 1,0)

07 – Um indivíduo (1) do grupo sanguíneo AB casou-se com uma mulher (2) do grupo A, cujo pai (3) era AB e a mãe (4) O.
Marque a opção correta.

a)     O casal (1 e 2) não pode ter filhos do grupo O.
b)     A mulher (2) é homozigota.
c)     Os pais do indivíduo (1) são do grupo O.
d)     Os pais de (4) só podem ser homozigotos.
e)     A mulher (2) não pode ser filha do casal (3 e 4).

08 – No heredograma a seguir estão indicados os fenótipos dos grupos sangüíneos ABO e Rh. O que o indivíduo 6 deverá ser, em relação aos locus dos sistemas ABO e Rh?











09 - Jorge, que tem tipo sangüíneo A, Rh-­ e é filho de pai tipo A e mãe tipo B, recebeu transfusão de sangue de sua mulher Tânia, que é filha de pai e mãe do tipo B. Sabendo-se que Tânia teve eritroblastose fetal ao nascer, qual a probabilidade do casal ter uma criança do tipo A, Rh+ é:

10 – O esquema mostra a genealogia de uma família. Os símbolos escuros representam os indivíduos míopes e os claros, os indivíduos de visão normal. Qual a probabilidade do casal I x II ter uma criança míope?