"Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho" Paulo Freire

domingo, 21 de outubro de 2012

Questões 2@ Ano - Sistemas


1.     Em recente campanha publicitária divulgada pela televisão, uma pessoa “ataca” a geladeira, à noite, e pega um pedaço de bolo. Nesse momento, uma criatura representando a enzima do estômago adverte: “você vai se empanturrar e descansar enquanto eu vou ficar trabalhando a noite toda!”. Como sabemos os bolos são feitos basicamente de farinha de trigo, açúcar e manteiga.
Indique os órgãos produtores de enzimas digestivas que teriam “mais razões para reclamar”, se a fisiologia digestiva fosse rigorosamente observada. Justifique sua resposta.

2.     Cite duas glândulas importantes do corpo humano que participam diretamente da digestão e lançam os seus produtos no intestino.

3.     O processo químico da digestão ocorre em vários locais do tubo digestório humano, pela ação de várias enzimas digestivas: pepsina, tripsina, amilase salivar (ptialina), lípase pancreática, lípase entérica, peptidases, sucrase (sacarase), maltase e lactase, entre outras.
Discorra sobre a ação e local de atuação de quatro enzimas dentre as acima mencionadas.

4.     Entre os animais há vários tipos de respiração, de acordo com a maneira como se efetuam as trocas gasosas com o ambiente. De acordo com esta proposição, responda:
Que tipo de respiração é encontrada nas classes dos peixes, dos anfíbios, dos répteis, das aves e dos mamíferos?

5.     Com relação á respiração dos mamíferos, responda:

a) Cite a seqüência correta e ordenada das estruturas do aparelho respiratório humano por onde passa o ar inspirado. 
b) Explique o que é, e dê a função do diafragma. 
c) A faringe é um órgão comum a dois sistemas orgânicos. Quais são esses sistemas?
d) O que são alvéolos pulmonares? Qual a sua função?
e) A respiração pela boca é útil quando precisamos de mais oxigênio (durante um exercício físico, por exemplo), porém é muito melhor respirarmos pelo nariz. Por quê?

06.    O termo hipóxia refere-se à condição na qual a disponibilidade ou a utilização de oxigênio está reduzida. Os indivíduos B, C, D e E, relacionados na tabela a seguir, estão submetidos, a diferentes formas de hipóxia. O indivíduo A tem metabolismo de oxigênio normal. Considere que o peso, o sexo e a idade de todos os indivíduos são os mesmos.

indivíduo
condição
hemoglobina (g/100 mL de sangue)
teor de 02 no sangue arterial
teor de 02 no sangue venoso
A
normal
15
0,190%
0,150%
B
hipóxia
15
0,150%
0,120%
C
hipóxia
8
0,095%
0,065%
D
hipóxia
16
0,200%
0,130%
E
hipóxia
15
0,190%
0,180

a) Qual dos indivíduos está sofrendo as conseqüências de uma dieta pobre em ferro? Qual apresenta insuficiência cardíaca e circulação deficiente? Em que dados você baseou suas conclusões?
b) Qual deles está sofrendo de envenenamento que impede suas células de usar o oxigênio? Justifique a resposta.


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Males causados pela água




A Dengue é uma virose transmitida por um tipo de mosquito (Aedes aegypti) que pica apenas durante o dia, ao contrário do mosquito comum (Culex), que pica de noite. A infecção pode ser causada por qualquer um dos quatro tipos (1, 2, 3 e 4) do vírus, que produzem as mesmas manifestações. Em geral, o início é súbito com febre alta, dor de cabeça e muita dor no corpo. É comum a sensação de intenso cansaço, a falta de apetite e, por vezes, náuseas e vômitos. Podem aparecer manchas vermelhas na pele, parecidas com as do sarampo ou da rubéola, e prurido (coceira) no corpo. Pode ocorrer, às vezes, algum tipo de sangramento (em geral no nariz ou nas gengivas). Não é transmitida diretamente de uma pessoa para outra.

A Esquistossomose é também chamada Xistosa, ou doença do caramujo. Ela é provocada por um verme chamado esquistossomo. Os vermes vivem nas veias do intestino e podem provocar diarréia, emagrecimento, dores na barriga, que aumenta muito de volume (barriga-d'água), e problemas em vários órgãos do corpo.

A Hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser provocada por vários tipos de vírus. Os sintomas são parecidos com os da gripe e há também icterícia (coloração amarelada da pele causada pelo depósito de uma substância produzida pelo fígado). A pessoa precisa ficar em repouso e seguir as orientações médicas.

A Leptospirose é uma doença bacteriana, que afeta humanos e animais, causada pela bactéria do gênero Leptospira. É transmitida pela água e alimentos contaminados pela urinas de animais, principalmente o rato. É uma doença muito comum depois de enchentes, pois as pessoas andam sem proteção em águas contaminadas.



terça-feira, 7 de agosto de 2012

Questões de Genética - 3@ Ano


01 – Um casal, em que ambos são polidáctilos, tem uma filha também polidáctila e um filho normal. Qual a probabilidade de o casal vir a ter uma filha normal?

02 – Mariazinha, criança abandonada, foi adotada por um casal.  Um ano mais tarde, Antônio e Joana, dizendo serem seus verdadeiros pais, vêm reclamar a filha.  No intuito de comprovar a veracidade dos fatos, foi exigido um exame do tipo sangüíneo dos supostos pais, bem como de Mariazinha.  Qual o resultado obtido?

03 – No heredograma abaixo os indivíduos marcados são afetados por uma característica genética, quais as probabilidades dos casais 7 X 8 e 9 X 10 terem crianças normais?
 

04 – Em cães, latir ou não latir durante a corrida são características definidas por um par de gene alélicos. O mesmo ocorre para os caracteres orelhas eretas ou orelhas caídas. Latir enquanto corre e possuir orelhas eretas são carcteristicas dominantes, enquanto não latir e possuir orelhas caídas são recessivas.
Considere o cruzamento entre um casal de cães heterozigotos para ambos os pares de alelos.
Nesse caso, qual a probabilidade de que nasçam filhotes que latem enquanto correm e que possuem orelhas caída?

05 – Do casamento de homem normal com mulher normal nasceram: um menino daltônico com sangue tipo A; um menino normal com sangue tipo 0; uma menina normal com sangue tipo B; uma menina normal com sangue tipo 0 e um menino daltônico com sangue tipo AB. Isso leva-nos a concluir que:
a) 0 pai e a mãe possuem o gene para daltonismo; o pai tem sangue tipo A e a mãe sangue tipo B ou vice-versa.
b) A mãe possui o gene para daltonismo, o pai não possui esse gene; o pai tem sangue A e a mãe sangue tipo B ou vice-versa.
c) A mãe possui o gene para daltonismo, o pai não possui esse gene; o pai tem sangue tipo AB e a mãe sangue tipo 0 ou vice-versa.
d) O pai possui o gene para daltonismo, a mãe não possui esse gene; o pai e a mãe têm sangue tipo AB.
e) A mãe possui o gene para daltonismo, o pai não possui esse gene; o pai tem sangue tipo AB e a mãe sangue tipo A ou vice-versa

06 – Qual a probabilidade de haver descendentes heterozigotos nascidos de pais heterozigotos? (valor: 1,0)

07 – Um indivíduo (1) do grupo sanguíneo AB casou-se com uma mulher (2) do grupo A, cujo pai (3) era AB e a mãe (4) O.
Marque a opção correta.

a)     O casal (1 e 2) não pode ter filhos do grupo O.
b)     A mulher (2) é homozigota.
c)     Os pais do indivíduo (1) são do grupo O.
d)     Os pais de (4) só podem ser homozigotos.
e)     A mulher (2) não pode ser filha do casal (3 e 4).

08 – No heredograma a seguir estão indicados os fenótipos dos grupos sangüíneos ABO e Rh. O que o indivíduo 6 deverá ser, em relação aos locus dos sistemas ABO e Rh?











09 - Jorge, que tem tipo sangüíneo A, Rh-­ e é filho de pai tipo A e mãe tipo B, recebeu transfusão de sangue de sua mulher Tânia, que é filha de pai e mãe do tipo B. Sabendo-se que Tânia teve eritroblastose fetal ao nascer, qual a probabilidade do casal ter uma criança do tipo A, Rh+ é:

10 – O esquema mostra a genealogia de uma família. Os símbolos escuros representam os indivíduos míopes e os claros, os indivíduos de visão normal. Qual a probabilidade do casal I x II ter uma criança míope?

domingo, 29 de julho de 2012

Questões de Biologia - 2@ Ano

1.    Como a insulina e o glucagon atuam na glicemia?
2.    O momento de vestibular causa sensações como o prazer, emoção e medo. Qual a glândula que é ativada nesse momento e qual hormônio é produzido?
3.    Qual o hormônio produzido na hipófise e de que maneira que eles agem?
4.    Quais as glândulas controladas pela hipófise?
5.    Em relação aos hormônios, às glândulas e suas ações, analise as informações a seguir quanto verdadeira ou falsa:
(   ) A tireóide é uma glândula que atua sobre gônadas e controla a produção de hormônios sexuais.
(   ) Disfunções das glândulas hipófise, paratireóides, pâncreas e adrenais poderão resultar em nanismo, cretinismo, diabetes e pressão alta.
(   ) A hipófise produz os hormônios adrenocorticotrófico, folículo-estimulante, somatotrófico e tiroxina.
(   ) A concentração de glicose sangüínea é mantida dentro de uma faixa constante devido à ação da adrenalina e do glucagon.
6.    Qual é a divisão do sistema nervoso autônomo cujos gânglios localizam-se perto ou mesmo dentro do órgão-alvo?
7.    O que é bainha de mielina? Qual a sua função?
8.    Quais são os íons que comandam estas alterações elétricas que formam o impulso nervoso?
9.    O sistema nervoso autônomo é dividido em simpático e parassimpático. Quais os hormônios que atuam controlando as atividades de ambos?
10.  Que relação pode ser encontrada entre o hipotireoidismo e a velocidade de disseminação de um câncer?
11.  Que hormônios são secretados por uma glândula tireóide normal? Como é regulada essa secreção?
12.  Para a produção de seus hormônios, a tireóide se utiliza de um íon. Que elemento é esse?


domingo, 22 de julho de 2012

Questões de Biologia - 2@ Ano

01.  Alguns poluentes, como os pesticidas organoclorados e carbamatos, e alguns metais pesados, como o chumbo e o mercúrio, são inibidores da atividade da enzima colinesterase, responsável pela degradação da acetilcolina (um neurotransmissor sináptico). A inativação dessa enzima altera o funcionamento da sinapse química, pois o mediador químico permanece muito tempo no espaço intra-sináptico (ou fenda sináptica).
Baseado nisso, descreva a organização e o funcionamento de uma sinapse química.

02.  Os hormônios são substâncias lançadas no sangue que controlam diversas atividades do organismo. A maior parte dessas substâncias é fabricada por agrupamentos de células epiteliais, as glândulas endócrinas. Cada hormônio age como um mensageiro químico, atuando em determinados tecidos do corpo, os tecidos-alvo. Por que os hormônios, uma vez lançados no sangue, só atuam nos tecidos-alvo, e não em todos os tecidos do corpo?

03.  O nível de hidratação do corpo humano influencia diretamente a produção de um importante hormônio que atua nos rins, regulando a reabsorção de água.
Com relação a este assunto, responda:

A) Qual é este hormônio?
B) Onde este hormônio é sintetizado?
C) Por que o etanol age como diurético

04.  O sistema endócrino, com suas várias glândulas e respectivos hormônios, opera de modo integrado com o sistema nervoso para a manutenção da homeostase dos seres vivos. Um distúrbio endócrino muito comum em humanos e animais é o diabetes melittus, caracterizado pela perda do controle da concentração sangüínea de glicose, levando à hiperglicemia (concentração de glicose sangüínea acima do valor médio normal). Além da hiperglicemia, os sinais característicos dessa doença incluem a excreção diária de volume elevado de urina (poliúria) contendo teor de glicose acima do normal (glicosúria). Considerando a espécie humana, responda as questões abaixo:

a) Qual é a glândula endócrina e qual é o hormônio principal no controle da glicemia?
b) Explique por que a manutenção da glicemia dentro dos valores normais é considerada vital.
c) Explique a seguinte afirmativa: “A hiperglicemia leva à glicosúria, que por sua vez leva à poliúria”.

05.  O álcool, um dos grandes problemas sociais, mata 25 vezes mais do que as drogas ilegais e é ingerido por consumidores cada vez mais jovens.

a) Por que o álcool ingerido frequentemente é tão nocivo ao organismo, mesmo em doses não muito elevadas?
b) Explique a relação entre a sede e a ressaca pós-alcoólica